quarta-feira, 21 de novembro de 2007

TPC 3

A simulação do transporte de poluentes em meios aquáticos como um rio ou um estuário representa uma importante área na Engenharia do Ambiente. Estes modelos são frequentemente utilizados para se decidir onde colocar pontos de descarga de forma a minimizar os impactes no meio aquático e representam a base de simulações ecológicas.

Pretende-se com o presente trabalho que o aluno se familiarize com as bases dos modelos de transporte (ou advecção/difusão) através da implementação de um modelo unidimensional de partículas em Visual Basic For Applications em Excel. O modelo simulará o efeito de uma descarga pontual no meio aquático tal como foi demonstrado nas aulas.

Em particular será necessário:

1 – Especificar na folha de cálculo todos os parâmetros referentes à simulação (velocidade da corrente, coeficiente de dispersão, passo de simulação, tempo de simulação, ponto inicial de descarga e carga de poluente – nº de partículas por unidade de tempo);

2 – Macro que simulará o transporte de partículas;

3 – Macro para reiniciar as condições iniciais do meio onde o poluente se propaga;

4 – Representar as partículas como concentrações num gráfico de Excel. Para tal utilizem sempre 100 secções espaciais (células) onde fazem o cálculo da concentração de partículas. Deverão dar a possibilidade do vosso utilizador especificar a coordenada espacial do início da primeira célula e dimensão das células (dx).

Por exemplo, se a primeira célula começar em 0 km e tiverem um dx =1 km o vosso domínio espacial de representação de concentrações irá de 0 km a 100 km. Todas as partículas que se encontrarem fora do domínio não são utilizadas no cálculo de concentrações.

O que deve ser entregue

1 – Relatório com um máximo de 4 páginas onde introduzem o problema e descrevem o que fizeram. O relatório deverá ter letra 12 e espaçamento de 1.5 entre linhas.

2 – Ficheiro de Excel com a programação do vosso modelo de transporte de partículas.

Data de entrega: 23 de Dezembro

Sem comentários: